Com o feriado de hoje em São Paulo, e o consequente não funcionamento da Bovespa, as atenções dos investidores nacionais se voltaram para o cenário externo, com o fechamento das bolsas do Velho Continente, da Ásia e dos EUA. Na Europa e Ásia (com exceção da bolsa de Tóquio), a queda foi comum aos índices, sendo que a bolsa Londrina foi a que mais tombou (-1,40%), acompanhado pela de Frankfurt (-1,12%) .
Nos EUA, a direção dos 3 principais índices foi contrária à Ásia e Europa, fechando em leve alta (DJI: +0,23%; S&P500: +0,46% e NASDAQ: +0,25. Voltando a atenção para os gráficos, vamos nos ater à movimentação do DJI, que com a leve alta de 0,23% se segurou no suporte próximo aos 10.170 pontos, com um Candle que teoricamente confirmaria fundo. Teoricamente, pois à pequena alta de hoje não me convenceu de se tratar realmente de um reversão de tendência (de baixa para alta). Não nego que o movimento de hoje foi importante, pois mostrou a intenção da força compradora em se segurar nesse patamar, que uma vez perdido jogaria o índice a testar o suporte do início de novembro último.
Amanhã teremos essa confirmação, ou saberemos se a alta de hoje foi "fogo de palha".
E por fim, o "índice do medo", o temido VIX, fechou em baixa de quase 7%, um ótimo sinal que mostra que o temor dos investidores está diminuindo. VIX caindo e DJI subindo são bons sinais para um dia de pregão fechado no Brasil, sinais esses que podem repercutir positivamente na abertura da Bovespa amanhã, quiçá fechando o dia em alta e afastando de vez a tendência de baixa iniciada a poucos dias.