.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Fechamento: 26/01 - Indefinição nos mercados



Como citei no título da penúltima postagem, "a vaca tá indo prú brejo", o que parece e que ela foi lá, bebeu água e está descansando um pouco na sombra para voltar para cá... .


O fechamento dos mercados ontem deixou um sinal de indefinição das massas. Claramente existe um enfraquecimento da força vendedora, com mais ênfase no DJI, que fechou ontem com uma baixa desprezível (0,02%), tendo novamente se segurado no suporte de +/- 10.170 pontos.

Já no IBOV, mesmo fechando em baixa de 1,05%, com volume acima da média (volume esse que vem em tendência de baixa desde o dia 21/01), e ainda por cima tendo perdido o suporte de +/- 65.900 (fechou ontem em 65.523 pontos), o índice se mantém na região desse 1º suporte, pois como é possível ver na grande sombra do Candle de ontem, a queda no intraday chegou a ser superior a 2%, se recuperando em mais de 50% da perda, mostrando grande força da massa compradora.


Minha opinião é que, com a segurada do DJI, com o VIX tendo subido novamente ontem, e com a movimentação do IBOV, podemos ter hoje um claro sinal do que vem pela frente, que na minha opinião seja talvez mais um dia de queda e posteriormente reversão de tendência de alta para baixa.

Independente do que os índices sinalizarem eu continuo operando normalmente. Sigo o que meu Trading System me aponta:

- Movimento de baixa em um ativo qualquer? Operação vendida;
- Movimento de alta? Operação comprada.

Não me "paraliso" com as movimentações do mercado. Se tiver um sinal claro de operação, independente do cenário, eu opero.

Simples assim.