.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Radar de Mercado: Pressão IBOV, Arbitragem WINFUT & Cia



Me perguntaram a pouco em que pé está o "Radar de Mercado", que é um conjunto de sistemas que estou desenvolvendo, e que segue na imagem a baixo. O "conjunto" já está em funcionamento, precisando de um ou outro ajuste a ser feito conforme a necessidade.

As principais mudanças, desde a última postagem a respeito, foram feitas ao se incluir a visualização gráfica do "Sistema de Pressão do Ibovespa" (que pode ser selecionado para as 10+ ou para todas as ações que compõem o índice). Esse gráfico gera importantes interpretações com o objetivo de antecipar uma eventual virada do mercado ou mesmo uma consolidação do movimento vigente (no intraday).

Obs.: Foto atualizada em 11/10/2012.

Além disso, automatizei o "Checkup Pré-Voo" para a leitura dos números de Fibonacci. Esse sistema tem uma das mais nobres missões, que é manter a disciplina do Trader ao pretender não deixá-lo sair da linha (sair do previamente planejado), já que todos os meus três "modus operandis" (sendo o principal a dupla Elliott + Fibonacci) estarão presentes:
  1. Elliott + Fibonacci - que já está 100% funcional; 
  2. Acompanhamento automático do "Sistema de Arbitragem para o Índice Futuro" (que está em fase final e entrará em testes "full", no intraday - do início ao fim do pregão, em fevereiro);
  3. E por fim há o planejamento para incluir o acompanhamento de estratégias voltadas para o Mercado de Opções, estratégias essas que vão desde as famosas "Travas" à até mesmo a "Estratégia do Pó" (que consiste em comprar uma Opção com valor entre 1 à 5 centavos, buscando algum movimento no ativo mãe que faça a opção se valorizar).
E não para por aí (como já citei anteriormente): Tudo o que for pensado para o Mercado de Capitais e que não seja obvio demais (já que o obvio raramente tem capacidade e mesmo competência para gerar lucro) poderá ser implementado no "Radar de Mercado".
.