.

terça-feira, 1 de março de 2011

Bateram forte no Quarteto Fantástico...



Resolveram socar o Quarteto. Placar de hoje: TELB4 -7,65%, ECOD3 -1,20%, MILK11 (0x0) e AGEN11 -12,00%.

Não é de hoje que venho desenhando um cenário, que poderia ficar negativo caso perdessem os respectivos fundos. E está aí o resultado. Como exemplo, somente a TELB4 já desvalorizou 43,79%, (máxima de 21/01/2011 a até agora). Hoje ela fechou a 7,85 (ou 79 centavos de antes do agrupamento).

E as demais não ficam atrás não, ECOD3, MILK11 e AGEN11 deixou muita gente comprada desde os seus últimos topos, gente essa com um baita prejú no bolso.

E agora fica a pergunta: Quem tem maior chance de sucesso no mercado? O investidor com senso crítico, que sabe a hora de sair da operação, que sabe quando deve virar a mão comprada, transformando-a em vendida (no mesmo papel), ou o investidor torcedor, que é aquele que compra (normalmente sem saber o porque), e quando a operação se vira contra ele, acaba tirando a ordem de proteção (stop)?

A resposta é fácil, e para quem perde nessa história, o torcedor, só resta um misto de choro, com reza, com torcida, além é claro de falar mal de quem analisa (com fundamentos) que o papel tende a ir mais para o buraco... .

Mercado de capitais, via HomeBroker, não é vídeo game. Aqui o bicho pega. E quanto mais amador o caboclo for, mais ele sangra. Isso responde o porque só temos +/- 600.000 investidores pessoas físicas, em um país de quase 200 milhões de habitantes.
.