.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

TeleBrás: Eis a questão



Na minha época de adolescente, me lembro bem das fichas para "orelhão", com o símbolo TeleBrás. O custo de uma linha telefônica era absurdamente alto, creio que em valores de hoje, algo próximo aos R$ 10.000,00. Mal sabia eu que, 2 décadas depois, estaria novamente de frente com a TeleBrás, privatizada no governo Fernando Henrique, e, conforme os boatos que circulam na Internet, bem próximo de ser reativada para ser a gestora do projeto social e de integração do Governo Federal: "Banda Larga para todos".

Sendo assim, como acompanho e tenho algumas ações da empresa (que mesmo sem existir, diria que fisicamente, permaneceu com suas ações negociadas na Bovespa), alguns amigos me pediram opinião a respeito da mesma. Segue meu comentário abaixo (falarei sobre a TELB4):

No ano passado (2009), a ação vinha tomando folego e tropeçando ao mesmo tempo, quando em outubro resolveu acordar de fato (baseado em boatos mais fortes sobre a reativação). Fechou o ano de 2009 ainda negociada na casa dos centavos, mas com alguns movimentos dignos de Blue Chip, com algumas dezenas de milhoes de reais negociados diariamente. Abriu o ano de 2010 abaixo do valor de R$ 1,00, e sabe-se lá porque, em 14/01 último rompeu a resistência psicológia de R$ 1,00. O que aconteceu depois foi de assustar: Em apenas 7 dias (14 à 21/01) o ativo se valorizou em +/- 144%.

Depois dessa forte alta, a pergunta que fica é: Tem espaço para mais altas?

Até a reativação, o papel ainda sofrerá muita especulação, gerando prováveis "violinadas" nos comprados / vendidos na TELB4, mas mesmo assim, existe ainda espaço para mais altas, pois não se tem mais resistências (as que existem não servem como referencial pelo longo tempo de plotagem). Com isso, a única forma de se buscar possíveis target´s seria através do Fibonacci. Através dessa ferramenta, se o papel romper a máxima de 19/01/10 (R$ 1,93), pode buscar preços em R$ 2,22, R$ 2,41 e R$ 2,78, respectivamente. As altas nos últimos dias foram com enorme volume, o que elevou a MM21, fortalecendo ainda mais a tendência de alta, sem varíaveis contrárias (a não ser se tratar de nada oficial, pelo menos por enquanto, por parte do Governo).

Como o papel não respeita a Análise Técnica, ele pode simplesmente, em um único pulo, bater nos R$ 2,78 ou mais. É bom ficar atento.

O que tenho feito é permancer comprado, com Stop alguns poucos centavos acima do meu preço médio (para tentar evitar uma "violinada", que no meu caso terá que ser acima de 100% de queda para me stopar, me tirando do trade no 0x0). Tenho feito compras pontuais, quando da confirmação de fundos no intraday de 60 min, o que me leva a reprogramar novos Stops referenciando-os ao meu preço médio. Até o final dessa semana (amanhã), reposicionarei meu stop para alguns centavos abaixo do fundo anterior do papel (+/- R$ 1,60), o que já garantirá algo próximo de 100% de lucro, caso seja estopado. Com isso permanecerei no Trade, apurando o que a TELB4 ainda vier a valorizar.

Tenho sugerido aos que me perguntam que, se forem comprar, que por favor, não se leve por informações de fóruns de discussão, fóruns esses compostos por um grande número de "torcedores de futebol" (o camarada compra o papel, sem saber o que está fazendo, senta e fica torcendo / rezando para que suba), e não de investidores / especuladores de fato, que estudaram o ativo, e sabem o que estão fazendo. A ação é um grande "mico", mas com viés de se tornar um grande "Gorila", se realmente o Governo definir pela reativação. A minha dica é, se decidir pela compra, entre na confirmação de fundos gráficos (não aconselho comprar rompimentos de resistência, ainda mais agora com os índices mundias meio "estranhos"), e mesmo assim, só compre o que puder perder de fato, pois da mesma forma que a TELB4 pode ir dos R$ 1,85 (preço de agora, 13:30 hs) para valores de R$ 5,00, R$ 10,00 ou mais, em pouquíssimo tempo, ela pode também voltar ao patamar dos centavos, mais rápido do que você possa imaginar, e principalmente agir, basta para isso sair uma nota oficial do Governo, informando outros rumos para o projeto, que não incluam a TeleBrás.

Uma outra sugestão, para perfis mais moderados, é ficar com o "dedo no gatilho", pois se confirmando a reativação, o preço irá fatalmente disparar em questão de dias. Se posicionar nesse início significará, ainda assim, muito lucro no bolso.

Minha opinião? Eu aposto na reativação, e sigo comprado aguardando que a informação se torne oficial. Mas com o stop automático já devidamente configurado.

O negócio agora é "um olho no peixe e outro no gato"... .
.