
Conforme postei no decorrer dessa semana, o IBOV tinha como suporte imediato a região dos 65.900 pontos, que se perdidos deixaria o cenário nebuloso, pois a próxima parada seria em +/- 60.100 pontos. O que ocorreu hoje é mais um prova da funcionalidade e do alto índice de acerto da Análise Técnica / Gráfica (vale frisar que Análise Técnica é diferente de Análise Gráfica). O IBOV testou a região, chegando na mínima de 65.445, terminando o pregão em 66.220 pontos, com queda despezível (-0,07%). O cenário para o principal índice da bolsa brasileira para a próxima semana é de reversão de tendência (de baixa para alta), baseado no alto volume de negócios de hoje, que foi muito acima da média de 21 períodos (e um dos maiores dos últimos meses), aliado ainda ao Candle formado no gráfico diário (sinalizando enfraquecimento da força vendedora).
O único porém e que o cenário para o IBOV não foi acompanhado pelo índice americano. O DJI derreteu hoje pelo 3º pregão seguido, com uma queda de 2,08%, perdendo todos os fundos/suportes imediatos, se segurando no suporte formado em 12/11/09, em +/- 10.170 pontos. Se na segunda-feira a tendência de queda continuar, o DJI pode deixar a casa dos 10.000 pontos, voltando a operar abaixo desse importante patamar, com objetivo no fundo/suporte formado em 02/11/09, em +/- 9.670 pontos.
Resumo da opera para a próxima semana: Basta um "repiquezinho" de alta no DJI para o IBOV ganhar força. Vale lembrar que na segunda-feira, dia 25/01, a Bovespa não funcionará devido ao feriado em São Paulo. Agora é aguardar.
Um excelente final de semana à todos nós.
.