.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Midas digital?



"A oferta pública de ações (IPO) do Facebook pode levantar mais de US$ 100 bilhões, afirmou a rede de TV americana, CNBC. A operação estaria pronta para lançamento apenas no segundo semestre de 2012...".


E olha que o Facebook é deficitário. Se não fosse... .

Esses 100 bilhões de dólares colocará o IPO da possível-futura-estreante-na-bolsa, o Facebook, no 1º lugar (disparado) entre os maiores IPO´s já realizados no mundo. Até lá, o primeiro lugar ficará em "Terras Brasilis" com a toda poderosa Petrobras, e seu IPO realizado no ano passado (2010), que levantou +/- 120 bilhões de reais (+/- 72 bilhões de dólares, em valores atuais).

São por discrepâncias como essa, que de tempos em tempos surgem "bolhas" nos Mercados Financeiros (como a das empresas "Ponto Com", também conhecida com a "Bolha da Internet", que explodiu em meados de 2000) e mais recentemente, a de 2008, a tão famosa "Crise do Subprime", com sua bolha imobiliária.

Tudo se resume, mesmo que de forma grosseira, a um único fato: Super-hiper-mega redimensionamento do real valor de alguma coisa. Valores irreais geram especulações irreais, que por consequência natural, levam à perdas surreais.
.