.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ibovespa para 13/04/2011



Finalmente, após sete pregões congestionados, o Dow Jones conseguiu se direcionar, ao fechar em queda de 0,95%, e consequentemente perder o suporte na casa dos 12.300 pontos. E o que temos agora é o mesmo cenário que visualizei na semana passada para o IBOV: "Correção de baixa, dentro do movimento de alta". E Para esse cenário, o ponto de correção está na casa dos 11.900 pontos.

Visto isso, o índice graficamente está em movimento de baixa (assim como já se antecipou o S&P500), e apesar do cenário positivo desenhado nessa madrugada na Ásia, e que segue por enquanto na Europa, vejo o cenário para hoje como baixista.

Analisando o Ibovespa:

A forte queda de ontem (1,86%) levou o índice a fechar bem próximo ao ponto de reversão (67.250 pontos), sendo que nessa região temos também o suporte (fraco é verdade) marcado pelo fundo de 29/03 (67.050), além da proximidade do piso do curto canal de alta. Tudo isso somado, corrobora para que o movimento de baixa esteja com os dias contados. Com isso, espero mudança do movimento dentro da região de reversão (compreendida entre o ponto de reversão - 67.250 e o ponto que cancelaria o estudo - 65.463). Portanto, é bom redobrar a atenção para não passar calor desnecessário.

Atualizando os pontos de pressão: Resistência em 69.430 e suporte nos 66.530.

Olhando para os indicadores, meu IE segue sem sinalização. H-MACD alinhado com o movimento de correção. O volume veio forte, mas acredito que mais pelo efeito manada (principalmente pelo movimento de baixa de ontem no DJI) do que por um sentido mais forte de queda.

Por fim, o cenário interno ainda se mostra de baixa, mas já espero reversão desse movimento, o que me faz ficar mais atento com as operação vendidas.
.