.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Simplificando a área de trabalho



Em dezembro do ano passado (2010) resolvi iniciar a revisão de todas as operações feitas no ano, além das operações registradas (mas que não foram executadas). E nessa revisão, um dos objetivos era reduzir a poluição visual dos meu gráficos. Esse trabalho durou da última semana de dezembro a até o último sábado, dia 13/02.

Com isso, após estatísticas negativas, passo a não usar mais o IFR e o OBV em minhas análises. O que sobrou foram o volume e o Histograma MACD (suavizado) (1), ambos plotados na mesma janela (abaixo da principal), sendo o volume em vermelho e o MACD em cinza.

Volume e Histograma MACD, somados ao Trading System (2) e ao IE - Indicador de Esgotamento (ambos desenvolvidos por mim) e por fim às Bandas de Bollinger, são apenas auxiliares em meus estudos, pois o principal se baseia nos movimentos do mercado (o zig-zag proposto pela Teoria de Dow), que busco antecipar usando os números de Fibonacci.


Diria que Fibonacci compõe 60% das minhas análises. Os outros 40% estão divididos entre os "auxiliares" acima, além das linhas de tendência (LTA´s, LTB´s e Canais) e dos importantes pontos de Suportes e Resistências.

Na imagem ao lado, temos uma idéia de como ficou o IBOV nessa nova formatação.



Obs.:
1 - É basicamente subtrair do MACD, a média de 9 períodos (exponencial) do próprio MACD. O resultado dessa operação é o MACD suavizado, que utilizo na forma de histograma. A fórmula é: MACD()-Mov(MACD(),9,E);0 ;
2 - Plotados de forma automática: Candles amarelos sinalizam enfraquecimento da massa vendedora. Já candles vermelhos da massa compradora. Além disso, ainda tem-se o setup FFFD (Fechou Fora, Fechou Dentro), plotado na cor azul, que sinaliza entrada (vendida ou comprada) quando um candle fechar fora das Bandas de Bollinger, e o candle seguinte fechar dentro.

Além destes, o Trading System sinaliza, também de forma automática, pontos de entrada comprada (seta verde) e pontos para entrada vendida (seta vermelha), ambos baseados no meu IE. Nesses casos a entrada se dá na superação da máxima do candle sinalizado (compra) ou na perda da mínima (venda).
.