.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Muitos ativos = baixa produtividade



No início do ano passado eu monitorava (ou pelo menos tentava) 60 ativos usando o MetaStock (em tempo real). Fui reduzindo, reduzindo, e hoje são 8 ativos principais + o IBOV. Além desses, monitoro no dia a dia (mas não com tanta constância), os quatro do "Quarteto Fantático". Isso sem contar o Dow Jones, que monitoro via Web, também em tempo real.

E mesmo monitorando 8 ativo + IBOV, basta uma pequena desatenção para se perder boas oportunidades. Perdi boas entradas hoje por ter que me ausentar em alguns períodos da manhã, mas já me vi perdendo oportunidades por total desatenção.

Imagino hoje quem tenta abraçar o mundo, monitorando todos os ativos da Bovespa e um pouco mais. É impossível trabalhar assim.

Fica a dica: No mercado financeiro, produtividade é inversamente proporcional a quantidade. Quanto menos você dispersar sua atenção, melhor. Isso vale para a quantidade de ativos monitorados de forma simultânea, para a quantidade de trades no mesmo dia (para que é daytrader), etc.



Dos ativos cantados hoje, ITSA4 refugou a entrada ao romper 12,39. PDGR3 vai caranguejando na região de reversão por Fibo, mas sigo monitorando-a.
.